Buscar
  • Leandro Liporage

Um papo sobre preço.


Olá pessoal, eu tinha esse texto escrito e guardado há tempos, e resolvi postar aqui no blog após mais uma troca de emails surreal com um cliente sobre orçamento e encomenda, então lá vai.

Muito caro?

É um ponto de vista.

Todos que ganham a vida com qualquer coisa relacionada a arte já passaram por pelo menos uma situação constrangedora. Quem desenha, ilustra ou pinta já sabe disso, claro que não seria diferente com os artesãos e escultores, que é onde me enquadro.

Quando alguém faz uma peça com intenção de comercializar, este alguém é a única pessoa capaz de saber o quão trabalhoso vai ser ou foi produzir, logo, é a única capaz de dar o preço também. E entenda por “produzir” muito, mas muito trabalho mesmo, trabalho que começa com o tempo para pequisa de referências e só termina quando o pacote é postado nos Correios. A maioria pode não saber, mas há muito investimento envolvido em trabalhos artisticos, são horas e horas de estudo, muita dedicação, fazer errado várias vezes até acertar a mão, além da parte financeira, com cursos, compras de materiais variados, de ferramentas e energia eletrica.

Nesse período de aprendizado vão embora muita grana, noites de sono, horas e horas sentado curvado de frente pra uma mesa e as vezes fins de semana inteiros.

E quando você trabalha sozinho ainda tem toda a parte burocrática de gerenciar seu site, páginas, fazer atendimento humanizado (sim, é que na grande maioria das lojas virtuais isso é feito por um sistema de respostas automáticas), idas aos Correios, pesquisa de preços de materiais, tudo isso demanda tempo, o tempo do profissional que você está contratando.

Quando a peça que você quer/vai adquirir é toda feita a mão, ou é a peça matriz/original sairá mais caro que uma réplica, sempre será, não se trata do material que é feito ou de quanto tempo leva pra fazer. É caro porque é único. Se um ilustrador te venderá o desenho original dele é um preço, se ele vender impressões será outro. Com esculturas é parecido, eu trabalho com biscuit, não tiro moldes nem réplicas, são miniaturas únicas totalmente artesanais, obviamente o valor seria diferente se fosse uma réplica, ou não, como eu disse, depende do artista, cabe a quem tem o interesse de comprar, avaliar se cabe no próprio orçamento, mas jamais diga para o artesão ou escultor que uma obra única, totalmente feita a mão, personalizada não vale o preço que é orçado, é um golpe duro pra quem investe e trabalha tanto e vive de vender sua arte. Isso vale para ilustração, pintura, elaborados projetos de design ou só um rabisco num guardanapo.

É claro que negociar e até tentar uma pechincha é permitido, quem está do outro lado sabe bem quando a coisa é feita com bom senso, e vai haver educação na resposta, a vontade de postar esse texto não está relacionada com esses casos.

Abração em todos

#valor #quantocobrar #escultura #miniatura #biscuit

1,006 visualizações

Nenhuma das imagens de bonecos e/ou miniaturas mostrados neste site tem como intuito denegrir ou manchar a imagem de ninguém.

É uma forma que fãs encontraram de ter o ídolo mais perto.

Curta a nossa página, assine nosso canal no Youtube e nos siga no Twitter e no Instagram.

www.liporagebonecos.com.br