top of page

Como começar a esculpir?


Olá pessoal, antes de mais nada quero deixar claro aqui que não tenho uma resposta certa para essa pergunta, pra dizer a verdade acho que ela não existe. É que depois de alguns anos nesse meio conheci uma galera que também esculpe seja por hobby ou profissionalmente, e as respostas são sempre diferentes.

Bem, primeiro falarei então da minha experiência, de alguns mitos e dar umas dicas que na minha modesta opinião são válidas. Eu brinco de massinha desde moleque, sempre esteve entre minhas atividades preferidas, ficava horas modelando personagens dos quais eu não tinha bonecos pra poder "ser" eles. Sim, enquanto assistia as aventuras dos X-Men, Cavaleiros do Zodíaco ou qualquer outra coisa dessas eu ficava lá fazendo de massinha meus mutantes e meus cavaleiros pra depois eles se acabarem e amassarem em lutas, pois é. Depois que fui crescendo acabei me afastando da massa de modelar e fiquei mais fissurado em desenhar, eu também fazia isso desde criança, mas na adolescência fiquei mais fissurado nisso, fiz alguns cursos, fazia meus próprios quadrinhos, coisa e tal. Aí surgiu uma tal de internet na minha vida (Sim, fiz parte da geração que não tinha computador em casa), e aí alguns anos depois conheci um universo que não sabia que existia: Escultura! Espera, é claro que eu já sabia que existia escultura no mundo né, eu descobri isso que chamamos de Action Figures! Estatuetas de personagens de games, de quadrinhos, de músicos... fiquei maluco, queria porque queria saber como aquilo era feito, o que era muito difícil, a informação era pouca, google e youtube ainda não existiam (Sim, houve um tempo que não existiam google e youtube, além das demais redes sociais), era um tanto quanto frustrante não saber onde e como procurar informação, então deixei de lado novamente e fiquei só nos desenhos mesmo.

Foi aí que em 2012 tudo mudou. Estava eu prestes a me casar, e minha noiva, cansada de procurar por miniaturas de topo de bolo com preços acessíveis me sugeriu que comprasse a massa de biscuit e que eu mesmo fizesse a miniatura, pensei: "que ideia maravilhosa, eu já tenho a manha de modelar, consigo fazer isso"... ledo engano, o biscuit me deu uma verdadeira surra, mas consegui finalizar as miniaturas, e como sobrou massa eu resolvi brincar mais um pouco, comecei a ver vídeos (agora o youtube já existia né!), tutoriais, dicas de conservação da massa, macetes de pintura, sério gente, assisti a muita coisa, enquanto tentava fazer miniaturas melhores. A técnica era essa: fazia, errava, via onde errei e fazia uma nova, e assim por diante. Até que em 2013 resolvi me matricular num curso de escultura com Oil Clay (um tipo de massa que nunca endurece, ideal para estudos, matrizes para moldes, etc), e tive uma evolução e tanto depois, trabalhar com materiais diferentes abriu meus horizontes. De 2013 até hoje minha evolução se deu basicamente com prática mesmo, esse foi o único curso que eu fiz.

Então chegamos a parte das (minhas) respostas para perguntas que recebo constantemente:

- Qualquer pessoa pode esculpir/modelar?

SIM. Esse sim significa que atingir um alto nível esculpindo/modelando é uma questão de muita dedicação, estudo, sensibilidade, e principalmente paciência, essa última é funda mental na minha opinião.

- Então brincar com massinha desde cedo não tem nada a ver com a evolução?

Sim, tem, o fato de eu ter familiaridade em manipular massas de modelar com as mãos foram fundamentais para que eu atingisse o nível que estou, mas isso é muito pessoal, tem muito escultor que nunca brincou de massinha na infância e tem um trabalho primoroso hoje.

- Desenhar ajuda?

Sim. Não é fundamental, mas me ajudou e ajuda muito até hoje. O tempo que eu passava desenhando seja nos cursos ou em casa me ensinou a observar. E eu acho que observar é tão importante quanto prática (para desenho ou modelagem), quando digo observar me refiro objetivamente a ver um rosto e perceber o formato dele, o tamanho dos olhos, o desenho desse rosto de perfil, etc, isso era muito importante para meus desenhos do curso, e hoje é muito importante para minhas miniaturas.

Bom pessoal, resumindo aqui: Se querem começar a modelar não se acanhem, metam a mão na massa (literalmente), porque hoje não falta informação na internet com uma monte e profissional qualificado. Grupos de discussão online, tutoriais, cursos diversos... O que quero dizer é que seja por hobby ou para se profissionalizar basta se dedicar, saber filtrar críticas construtivas e usá-las como estímulo, e estudar muito, muito mesmo, quanto mais materias forem possíveis de conhecer melhor, quanto mais profissionais com diferentes estilos você acompanhar melhor, quanto mais abrirmos a cabeça melhor.

Abraços e bons estudos!

6.701 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page